Postagens

Mostrando postagens de janeiro, 2010

Recuperar ( restaurar ) base de dados Posgtresql via cópia manual do cluster em Windows XP

Problema A instalação do PostgreSQL em um servidor com Windows XP ficou danificada e desta forma não é possível conectar ao servidor de dados para efetuar uma cópia de segurança. Solução 1. Copiar a pasta "data" (\pasta de instalação postgresql\versão postgresql\data) para "C:\" (por exemplo) 2. Remover o PostgreSQL da lista de Programas, através do Painel de Controle 3. Eliminar o usuário postgres 3.1. Abrir um console e executar o seguinte: "net user postgres /delete" 4. Eliminar a pasta de instalação do PostgreSQL (sugestão: apenas renomear) 5. Reinstalar o PostgreSQL (de preferência com a mesma versão) 6. Abrir um console e executar: pg_ctl start -D "c:\data" Desta forma já é possível abrir o PgAdmin (gestor gráfico do PostgreSQL), conectar-se ao servidor de dados e realizar cópia de segurança das suas bases de dados.

Scroll do mouse rodando o Cubo do Compiz no Ubuntu 9.10

Na versão 9.10 por default o scroll do mouse vem desabilitado para girar o cubo do Compiz no Ubuntu 9.10. A solução que achei mais ágil foi: Tecle alt+F2 Digite gconf-editor e Selecione a pasta /apps/compiz/plugins/vpswitch/allscreens/options Então altere os valores: next_button = Button5 prev_button = Button4 Pronto, o scroll do mouse já deve girar o cubo do Compiz.

Recuperar / formatar pendrive no Ubuntu

Infelizmente pendrive é um dispositivo que eventualmente dá problemas. Mas em compensação na maioria das vezes o erro costuma ser apenas lógico, recuperável com alguns procedimentos. Por questão de compatibilidade, considero que ainda o ideal é formatá-lo como FAT32, em função da necessidade de funcionamento também em sistemas Windows. O procedimento para recuperação / formatação de pendrive é o seguinte: ATENÇÃO: utilizando o procedimento abaixo todos os dados do pendrive são perdidos, recomendo a utilização apenas no caso de não conseguir mais acessar as informações do dispositivo. Insira o pendrive na porta USB do computador. Caso ele monte automático, clique com o botão direito no ícone e selecione a opção DESMONTAR. O procedimento deve ser executado como root, portanto digite: su Então: aptitude install dosfstools dmesg Neste último comando, as últimas linhas devem indicar como o pendrive foi identificado no computador, por exemplo: "sdg", portanto o comando