NET bloqueando portas do modem? Não, é NAT

São recorrentes as reclamações de pessoas que precisam acessar portas de entrada em suas conexões de internet para CFTV, Alarme e outras necessidades e não estão conseguindo. A primeira impressão é que as portas estão bloqueadas pela operadora. Mas não é bem isso que ocorre.
Por falta de disponibilidade de IPs no IPV4, a NET está entregando o serviço de internet via NAT, ou seja, a conexão de internet é feita em uma subrede, sem um IP válido direto para a internet. A navegação é roteada normalmente, porém não há redirecionamento para as portas de entrada.

A solução é (relativamente) simples: basta entrar em contato com a NET, solicitar que necessita acessar da rua serviços essenciais (como câmeras ou alarme) e EXIGIR a remoção do NAT. O atendente vai insistir que isso não existe e que a NET não executa e tal, que o contrato é para fornecimento de "internet". Então recomendo avisar que caso a solicitação não seja atendida você fará uma reclamação à ANATEL, e que inclusive deseja a gravação desta conversa por email (eles são obrigados a fornecer).

No meu caso fiz isso e depois de 20 minutos insistindo com a atendente que dizia que a NET "não bloqueia nada" e que não havia o que pudesse ser feito ela agendou uma visita técnica para me "apoiar" na configuração no meu modem, mesmo eu insistindo que isso não tinha cabimento pois a configuração era na rede interna deles. Bom, em seguida a área técnica da NET me ligou informando que iria "remover o bloqueio". Perguntei se o que fariam era me retirar do NAT e deixar acesso direto, e ele confirmou. Em 1 hora me ligaram novamente confirmando a mudança, e tudo passou a funcionar. Eles exigem para isso que seja informado marca, modelo e número de série de um equipamento que está necessitando essa mudança (como CFTV). Mas isso certamente é exigência administrativa interna deles, não deve ter o menor amparo legal e não conferem nada, pode-se informar qualquer coisa.

O modem que me instalaram não tinha muitas opções de customização de port forwarding, então desliguei o Wireless e passei ele para o modo "bridge" (onde ele vira só modem mesmo, não faz roteamento), e gerencio todos os redirecionamentos pelo meu roteador Wireless. Na minha opinião em caso de dificuldade com o modem da NET vale a pena fazer isso, pois um roteador básico custa R$ 90,00 e tens toda a configuração na tua mão, sem depender da NET. Mas também em caso de dificuldade com modem roteador deles pode-se solicitar a troca, alguma dor de cabeça e horas no telefone costumam resolver.

Comentários

Elwood disse…
Cristiano, acho que você pode me ajudar.
Estou com o mesmo problema seu, tentando abrir certas portas no modem e mesmo fazendo o encaminhamento elas não são abertas. Tentei o mesmo que você sugeriu, colocar o modem da net em bridge e usar outro modem mas mesmo assim estou tendo problemas.. Você saberia me ajudar?
@Elwood, conforme mencionei no Post tem que ser via NET mesmo. A questão é que deves (como eu) estar em NAT dentro da NET, não tem nada a ver com o teu modem.
Se seguires os passos que indiquei ali eles resolvem sem problemas. Caso compliquem, ameaça reclamar para a ANATEL. Pode ser que pegues um atendente de má vontade, mas desligue e tente em outro. Eles fazem sim. Qualquer dúvida me retorne.
Elwood disse…
Vale a dica cara. Tentarei.
Unknown disse…
Cristiano veja meu caso
solicitei o rollback pois nao tenho acesso ao xbox one e ganhei um cftv que gostaria de instalar.
Mandei msg ao atendimento e me ligaram perguntando sobre o dvr e conversamos sobre o xbox , a atendente disse que em ate seis horas estaria liberado e foi ( kkkkk)
O ip mudou , passou a provedor net virtua ( 201. Ai por diante) porem no ip wan do router NADA , hoje pela manhã o meu ip ja consta de novo 66....
Em resumo na conversa tudo estaria liberado e tal , mas nao passou de um balão . Estou pensando em acionar a anatel e procon inclusive mencionando o art 66 do cdc , informação falsa é crime.
Que tu achas? Estou sem acesso a nada no xbox. Conexão horrivel
Unknown disse…
Em tempo.
Também sou de porto alegre , to atucanado com isso eu e os meus filhos nao conseguimos jogar NADA
Marcos,

O negócio com a NET é insistir. Em qualquer momento que te sintas lesado podes e deves acionar Procon e ANATEL, mas independente disso segue insistindo com a NET.

Além do NAT passei por outro caso semelhante: eu queria cancelar minha TV e ficar só com internet. Isso é permitido por lei agora. Levei 3 meses e várias ligações para finalmente a coisa estabilizar. Eles combinam, a primeira fatura vinha certa, a seguinte errada. Aí eu insistia, corrigiam a fatura e a sina seguia. Liga reclamando para eles até que ajustem.

Por enquanto não tive mais problemas, sigo com acesso a IP válido e minhas faturas estão vindo certas.

Unknown disse…
Primeiramente obrigado pela atenção!
O email de hoje gerou uma visita em minha casa , estou aguardando.
Segundo a atendente a visita é referente a nao concretização do rollback e problema com roteador.
Pergunto :
Podem ter enviado " sinal" e o roteador não funcionar? É um humax com 2 portas lan
Só se quiserem trocar o modem por algum problema mesmo. O processo é todo interno na NET, não depende de "sinal" enviado ao modem. Comigo agendaram visita também, mas o técnico ligou avisando que o procedimento havia sido feito e que estaria cancelando a visita. Eles pedem o número de série dos equipamentos de CFTV, mas só por protocolo administrativo deles, para justificar internamente a mudança. Em tese não é obrigado a fornecer.
Anônimo disse…
Desenterrando em 2019 pra dizer que até hoje isso é um problema. 15 e-mails trocados com o suporte da net e eles já nem respondem mais, mandam um texto pronto dizendo que é preciso pagar 90 reais para o técnico vir na minha casa liberar alguma porta.
Anônimo disse…
17/12/2019 mesmo problema, com portas NAT habilitadas no modem e mesmo assim não funciona.
já fiz testes com localhost e funcionam, porem tentando acessar via IP externo não funciona.

Agora resta tentar ligar para NET e torcer para alguma atentende gent boa conseguir resolver meu problema...

Postagens mais visitadas deste blog

OpenOffice Calc: converter texto em números ou data

Converter em lote (batch) arquivos mp4 em mp3 usando o ffmpeg