Recuperar / formatar pendrive no Ubuntu

Infelizmente pendrive é um dispositivo que eventualmente dá problemas. Mas em compensação na maioria das vezes o erro costuma ser apenas lógico, recuperável com alguns procedimentos.
Por questão de compatibilidade, considero que ainda o ideal é formatá-lo como FAT32, em função da necessidade de funcionamento também em sistemas Windows.
O procedimento para recuperação / formatação de pendrive é o seguinte:
ATENÇÃO: utilizando o procedimento abaixo todos os dados do pendrive são perdidos, recomendo a utilização apenas no caso de não conseguir mais acessar as informações do dispositivo.

Insira o pendrive na porta USB do computador. Caso ele monte automático, clique com o botão direito no ícone e selecione a opção DESMONTAR.

O procedimento deve ser executado como root, portanto digite:
su
Então:
aptitude install dosfstools
dmesg
Neste último comando, as últimas linhas devem indicar como o pendrive foi identificado no computador, por exemplo: "sdg", portanto o comando para refazer a partição no pendrive fica:
cfdisk -z /dev/sdg
A opção -z força a criação de uma partição em branco.
Clique em NOVA, PRIMÁRIA, e deixe o tamanho máximo que ele vai indicar (pressione ENTER). Então selecione TIPO, tecle "b" e ENTER, para selecionar o tipo FAT32. Vá até o GRAVAR e digite "sim" para salvar as informações.
Então execute:
mkfs.vfat -c -v /dev/sdg1
O que vai formatar o pendrive. A opção -c faz com que os setores defeituosos que possam existir sejam verificados e marcados.
#######################
##Atualizado em 25/10/2016:
Achei uma nova forma:
sudo sgdisk --zap-all /dev/sdX
(sdX = id do dispositivo)
Isso apaga a GPT e possibilita a riação de nova partição e formatação via
sudo gparted


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OpenOffice Calc: converter texto em números ou data

Converter em lote (batch) arquivos mp4 em mp3 usando o ffmpeg